sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Pulseira do equilíbrio é desveendada!


Dá uma olhada no que está rolando na grande rede.

É um teste de equilíbrio. Apoiando-se numa perna só, quando recebe uma força num dos braços, o rapaz se desequilibra. Depois de colocar junto ao corpo o produto, o equilíbrio é total.
Segundo o fabricante, tudo é graças a um holograma. O Power Balance, que poderia ser traduzido como, equilíbrio energético.
Nós levamos a pulseira para um shopping, aplicamos o teste. E a surpresa foi enorme.
O detetive procurou, nos Estados Unidos, o inventor do Power Balance. Ele explica que o holograma traz, dentro dele, freqüências que reagem com o corpo humano e equilibram a energia da pessoa, trazendo flexibilidade, força, equilíbrio.
Marco Moriconi, doutor em física teórica, diz que essa explicação não cola: "A gente está numa sopa de radiação. Luz do sol, sinal de televisão, celular. Se a gente fosse ver todas as frequências, ia ser um emaranhado louco aqui. Do ponto de vista físico, eu não vejo, absolutamente nenhum fundamento", explica ele.
O detetive virtual também pediu ajuda a Ricardo Forneris Jr. especialista em holografia. Ele separou todas as partes e abriu um dos hologramas.
"Pode-se ver claramente que é um holograma de segurança. Nada mais que isso. Não existe nada de excepcional. O holograma não tem como interagir com o corpo humano. Não existe base técnico-científica que possa comprovar os benefícios que este produto está prometendo", afirma ele.
Mas o fabricante diz que usou fundamentos da medicina oriental. Então o detetive ouviu mais um especialista, com 25 anos de experiência em acupuntura.
"Eu não posso dizer que ele funciona, nem que ele não funciona. Apenas não há nenhuma evidencia cientifica, eu chequei todas, não há. Eu precisaria fazer testes de validação cientifica, para depois poder afirmar se algo funciona,” diz Marcio de Luna.
O fabricante explica que estudos científicos são muito caros, e reconhece que ainda não fez nenhum. O detetive virtual decidiu fazer uma pequena experiência com duas pulseiras.
Uma delas, sem o holograma. Dois surfistas vão cair na água, sem saber o que levam no pulso.Qual foi o resultado?
Marcos Menezes, surfista, " Pra falar a verdade, eu não senti diferença nenhuma.
E Daniele Hypolito subiu na trave de equilíbrio com as duas pulseiras, sem o holograma: "Não senti diferença nenhuma."
E com o holograma. "Não fez muita diferença. Mas, eu não sei. É uma sensação estranha. Não sei te dizer o que aconteceu.”
E aí, como explicar essa sensação?
"Isso é científico. Em até 30% dos casos, você usar uma coisa que você acredita que aquilo vai funcionar, aquilo efetivamente vai funcionar", acredita o acupunturista.
Mas e como explicar tantos os testes bem sucedidos?
"Não tem valor científico nenhum. Esses testes feitos na rua, com as pessoas, têm tanto valor quanto um truque de mágica,” diz o físico Marco Moriconi.
Então, ficou claro, né? Esse negócio pode até funcionar. Mas porque mexeu com a sua cabeça. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário